Entendendo o mecanismo de LGPD dentro da plataforma Maxbot

Entendendo o mecanismo de LGPD dentro da plataforma Maxbot

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. Dessa forma, todo cliente deve concordar, de forma explícita e inequívoca, que seus dados sejam tratados por uma empresa. 

A legislação se fundamenta em diversos valores e tem como principais objetivos:
  1. Assegurar o direito à privacidade e à proteção de dados pessoais dos usuários, por meio de práticas transparentes e seguras, garantindo direitos fundamentais.
  2. Estabelecer regras claras sobre o tratamento de dados pessoais.
  3. Fortalecer a segurança das relações jurídicas e a confiança do titular no tratamento de dados pessoais, garantindo a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa das relações comerciais e de consumo.
  4. Promover a concorrência e a livre atividade econômica, inclusive com portabilidade de dados.
Na plataforma Maxbot, a mensagem de autorização da LGPD pode ser acessada através dos seguintes passos:

Passo 1. Acessar sua conta Maxbot. No menu lateral selecionar 'Atendimento': 


Passo 2. No campo 'Atendimento' selecionar 'Interação':

Quando um cliente autoriza o uso de dados o atendimento segue o fluxo padrão e o cliente é atendido por um colaborador da empresa.
Quando um cliente não autoriza o uso de dados o atendimento se encerra e o cliente nao consegue mais falar com a empresa (a não ser que o uso de dados seja concedido).  

O controle das autorizações acontece através de dois menus da plataforma:
1. Acessar sua conta Maxbot > No menu lateral selecionar 'Atendimento' > No campo atendimento selecionar 'Autorização'
2. Acessar sua conta Maxbot > No menu lateral selecionar 'Atendimento' > No campo atendimento selecionar 'Revogação'

O menu 'Autorização' é utilizado para acessar os dados de autorização dos contatos, como por exemplo, para saber a data da autorização para o envio de mensagens e qual canal de comunicação foi autorizado por cada contato. Já o menu 'Revogação' é utilizado quando um cliente concede a permissão para o uso de dados e depois revoga essa permissão.