Como criar um botão de Chat Web para seu site na plataforma Maxbot

Como criar um botão de Chat Web para seu site na plataforma Maxbot

Botões de chat permitem que os clientes solicitem um chat com um atendente diretamente em seu site. Cada botão permite que você refine a experiência de chat para os visitantes. Por exemplo, crie botões para problemas de laptop, de celular ou de tablet. Cada botão é mapeado para garantir que as perguntas do visitante sejam encaminhadas aos atendentes que possam resolver os problemas.

No caso da Maxbot, esse botão se encontra do lado inferior esquerdo do site:


Para criar um botão Chat Web para seu site na plataforma Maxbot, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1. Acessar sua conta Maxbot. No menu lateral selecionar 'Atendimento': 


Passo 2. No campo atendimento, selecionar 'Botão Chat Web':


Passo 3. Acessar o ícone '+' no canto superior direito da plataforma:


Passo 4. No campo 'Código' inserir um código do botão com até 6 caracteres (exemplo: COM para o setor Comercial):


Passo 5. No campo 'Título' inserir um título do botão com até 255 caracteres (exemplo: Comercial para o setor comercial):


Passo 6. No campo 'Segmentação' selecionar qual segmentação que o contato irá receber quando acionar o atendimento:


Passo 7. No campo 'Setor' selecionar o setor para o qual o contato será encaminhado para atendimento:


Passo 8. No campo 'Atendente' selecionar para qual atendente do setor deverá realizar o encaminhamento. Se aparece na fila para todos os atendentes do setor ou se para um atendente específico:


Passo 9. No campo 'Orientação ao Atendente' inserir um texto de até 1000 caracteres que será apresentado ao atendente orientando sobre como deverá ser feito o atendimento. Também pode ser usado para informar o atendente de alguma promoção ou limites de negociação para precificação de produtos ou serviços. Basicamente, inserir o texto que você deseja que o atendente veja no momento do atendimento:


Passo 10. No campo 'Orientação ao Contato' inserir um texto de até 1000 caracteres que será apresentado ao contato para orientação quanto ao atendimento. Pode ser usado, por exemplo, para orientar o contato a ir fornecendo os dados necessários para agilizar o atendimento:


Passo 11. Nos campos 'Largura da Logomarca (Width)' e 'Altura da Logomarca (Height)' inserir a altura e a largura da imagem da sua logomarca em píxels (exemplo: 150):


Passo 12. No campo 'URL da Logomarca (PNG/JPG)' inserir a URL da imagem da logomarca que será usada na tela de entrada do Chat Web. Você deve informar a URL de uma imagem no formato PNG ou JPG. A imagem será processada de forma responsiva, adaptando-se ao tamanho de tela do dispositivo. Recomendamos uma imagem PNG de 150x40 pixels:

Para adquirir o link da URL da Logomarca (PNG/JPG) basta acessar seu site, clicar com o botão esquerdo do mouse em cima da logomarca e selecionar a opção 'copiar endereço da imagem':

Passo 13. No campo 'URL da Logomarca (SVG)' inserir a URL da imagem da logomarca em formato SVG para ser utilizada em conjunto com a imagem PNG/JPG para ganho de resolução. A imagem SVG será utilizada, quando disponível no dispositivo do contato, permitindo uma qualidade superior de imagem da logomarca. Como se trata de uma imagem vetorial, ela irá se adaptar automaticamente à resolução do tamanho disponível do dispositivo, sem perder a qualidade gráfica (esse não é um campo obrigatório, portanto deixe em branco se assim desejar):


Passo 14. Nos campos 'Texto do Botão Novo Atendimento' e 'Texto do Botão Tenho Uma Chave' manter a configuração padrão da plataforma Maxbot:


Passo 15. No campo 'Texto da Autorização' inserir um texto de até 255 caracteres que será apresentado ao contato antes de se iniciar o atendimento. O contato deve marcar o checkbox da autorização, concordando e autorizando o sistema a enviar mensagens para o e-mail e WhatsApp indicados no formulário. A autorização é uma obrigação legal, onde o contato dá permissão para que o Maxbot possa enviar mensagens para o e-mail e para o número de WhatsApp indicados. É uma exigência legal do WhatsApp Business e, no Brasil, é uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


Passo 16. Do campo 'Texto do Título' ao campo ' Bótom' manter a configuração padrão da plataforma Maxbot:


Passo 17. Na etapa 'Configuração do E-mail' inserir novamente a Largura, a Altura e a URL da Logomarca, conforme apresentado nos passos 11 e 12 desse artigo:


Passo 18. No campo 'Prefixo' na aba Configuração do E-mail, inserir um texto para prefixo do assunto do e-mail com até 255 caracteres. Quando o Maxbot enviar um e-mail ao contato para retomada de atendimento no Chat Web, o assunto do e-mail terá um prefixo de identificação da origem do atendimento. O assunto será construído da seguinte forma: PREFIXO - ASSUNTO. (Exemplo: MAXBOT - Retomar Atendimento do Protocolo #000 pelo Chat Web):


Passo 19. No campo 'Endereço' inserir um texto para o rodapé do e-mail com até 255 caracteres. Quando o Maxbot enviar um e-mail ao contato para retomada de atendimento no Chat Web, o rodapé do e-mail terá o texto informado. Deve conter obrigatoriamente o NOME DA EMPRESA, ENDEREÇO, WEBSITE. Essa informação é necessária no texto do e-mail para evitar que ele seja classificado como spam:
Exemplo:
<font size="-2"><i><b>Nome da sua empresa</b></i></font><br/>
<font size="-3"><i>Rua, Número e Bairro da sua empresa<br/>
Cidade, Estado, CEP e País da sua empresa<br/>
<a href="link do site da sua empresa" target="_blank">link do site da sua empresa>


Passo 20. No campo 'Prefixo' na aba Configuração do Template WhatsApp, inserir o nome da empresa para identificação na mensagem enviada ao WhatsApp com a chave do Chat Web:


Passo 21. No campo 'Template' inserir um template da mensagem que será enviada ao WhatsApp informado pelo contato com a Chave de Entrada para o Chat Web:


Passo 22. Concluir a criação do botão Chat Web selecionando a opção 'Registrar':

Após o registro do botão, o mesmo irá aparecer na tela inicial do campo 'Botão Chat Web':

Passo 23. Selecionar o ícone 'prancheta' para obter mais informações sobre o registro do botão:


Passo 24. Copiar o código da opção que melhor se enquadra no perfil do seu site para configuração do bótom e enviar para seu programador (caso tenha algum):


Passo 25. Clique com o botão direito do mouse e salve a imagem do QRCODE para disponibilizar em seu website, Landing Page, Instagram, Folders, Cartazes e Cartões de Visita, se desejar:


Passo 26. No campo 'Configuração de Link Direto' clique no botão para copiar o link direto do Chat Web, se desejar (esse link pode ser disponibiçidado em suas redes sociais, na bio do instagram de sua empresa, etc.):


Passo 27. No campo 'Configuração de Link PopUp' clique no botão para copiar o link popup do Chat Web. O Pop-up é uma janela que abre no navegador da internet quando se acessa uma página na web ou algum link de redirecionamento. Normalmente, esta nova janela apresenta informações de destaque do site:


Pronto! O botão Chat Web para seu site foi criado com sucesso. 

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